Nova função do SIGAA permite cadastro e integralização de horas complementares e de extensão

Nota: Notícia produzida pelo portal da UFC.

A Universidade Federal do Ceará conta, a partir desta terça-feira (23), com nova funcionalidade para creditação de atividades complementares e de extensão. A novidade é que, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), os discentes deverão agora cadastrar a carga horária das atividades.

Faça o download do manual/tutorial: Banco de horas de Discente e Creditação de Atividades Complementares e Extensão no SIGAA

Os discentes deverão agora cadastrar a carga horária das atividades no SIGAA (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Para acessar a funcionalidade, os estudantes devem, uma vez logados no sistema, abrir a aba “Ensino” do SIGAA, e selecionar a opção “Atividades Complementares e Extensão”, onde será possível solicitar a creditação de horas. Assim, o docente responsável (coordenador de curso ou supervisor, por exemplo) analisa o banco de horas, gerando deferimento ou não.

Com o deferimento, o próprio discente pode fazer a integralização das horas em seu histórico escolar, contabilizando para as horas exigidas pelo curso. A integralização pode ser realizada uma única vez, quando houver sido alcançado o mínimo de horas exigidas, a partir das ações cadastradas e deferidas.

Outra possibilidade da plataforma é o acompanhamento, pelo discente, do status atual de cada ação cadastrada submetida, com o parecer de análise pelo responsável.

FACILIDADE – A nova funcionalidade foi anunciada em solenidade realizada no Auditório da Reitoria, na manhã dessa segunda-feira (22), pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). A ideia da ferramenta é proporcionar maior apoio nas tarefas de supervisão das atividades complementares e de extensão e dar mais eficiência às tarefas das coordenadorias, além de diminuir a burocracia para a integralização das cargas horárias.

Para explicar o uso da função, a PREX lançou um manual com o passo a passo sobre o cadastro de horas. O tutorial está disponível no site da Pró-Reitoria.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão – e-mail: secretaria@prex.ufc.br