Prof. Mauro Pequeno comunica sua aposentadoria

Prof. Titular da UFC, fundador e ex-Diretor do Instituto UFC Virtual,  o Prof. Mauro enviou comunicado à comunidade do Instituto informando que sua aposentadoria foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União (DOU).

Gratidão, um sentimento que envolve reconhecimento e agradecimento. Uma palavra simples com um significado tão belo que resume a trajetória do Professor Mauro Pequeno durante 44 anos de muito trabalho e dedicação à UFC.

Trajetória

A carreira docente na UFC teve início em 1976. O mês era agosto. Mauro Pequeno foi Prof. Colaborador do Depto. de Estatística e Matemática Aplicada do curso de Tecnólogo em Processamento de Dados.

Em 1981 foi efetivado como Prof. Assistente juntamente com outros Colaboradores. Nesse tempo, criaram o curso de Computação da UFC juntamente com o departamento homônimo. E ainda, foi responsável pela implantação da primeira rede em Fibra Óptica em uma Universidade Federal brasileira.

Nesse ínterim, defendi meu Mestrado, e em seguida saí para o Doutorado. Quando retornei, fui convidado a integrar a Comissão de Implantação da Internet no Brasil – RNP, sendo diretamente responsável pelo Ceará, Piauí e Maranhão, com atuação também no Pará”, comentou ele.

Ainda na década de 1980, por solicitação do então Governador do Ceará na época, Tasso Jereissati, Mauro Pequeno atuou em parceria com a SECITECE para a criação e implantação dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e do Projeto Infovias do Conhecimento – uma rede de Internet e videoconferência ligando os 40 CVT’s.

Criação dos cursos de graduação à distância na UFC e do Instituto UFC Virtual

Durante esse tempo, Mauro Pequeno fez estágios em universidade de vários países, como Inglaterra, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Argentina e Chile. “Daí eu adquiri conhecimentos sobre a moderna EaD, sendo pois um dos pioneiros da EaD no país”, disse ele.

Em 2003, como diretor do NPD (antigo STI), alocou salas do 1º andar, onde foi criada a Secretaria Universidade Virtual – uma secretaria ligada à reitoria, responsável pela implantação da EaD na UFC. “Dessa secretaria surgiram projetos importantes, como o VDL (CNPq), Ericson e TV Escola, onde tivemos vários bolsistas que vieram a se tornar professores do Instituto”, lembrou ele.

Nacionalmente, integrou a diretoria da UNIREDE – consórcio das universidades públicas de EaD. A partir de então foi criado o projeto da UAB – Universidade Aberta do Brasil – o principal projeto de implantação da EaD nas universidade públicas do país.

Com as ações no âmbito da UAB suscitou-se a mudança de status acadêmico-administrativo da então secretaria. “E além dos cursos a distância, criamos o curso presencial Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais – SMD, o que reforçou, ainda mais,  a necessidade de criação do Instituto como Unidade Acadêmica”, afirmou ele. Desta forma, foi criado o Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), a 16ª unidade acadêmica da UFC.

Os próximos grandes projetos foram: a criação da rede de Videoconferência abrangendo todas as 17 Unidades Acadêmicas da UFC, a implantação do sistema SEI na UFC, que trouxe agilidade e economia para a UFC e a multiplicação por 5 da velocidade da Internet na UFC, dotando-a de velocidade de 10 GB, tornando-a uma das mais bem conectadas do país.

O Professor Mauro levou a educação pública a todos os lugares do Estado do Ceará. Suas iniciativas propiciaram a formação de milhares de professores em locais historicamente desassistidos de oportunidades. Nesses locais, foram formados professores de matemática, física, química, letras (português, inglês e espanhol) e bacharéis em administração de empresas e em gestão pública. O Professor Mauro, por certo eivado de sentimento de dever cumprido, encerrou seu comunicado com os seguintes dizeres:

“Venho comunicar que a Portaria com minha aposentadoria foi publicada no DOU. O que significa que agora estou oficialmente aposentado da UFC.  Foram 44 anos e 3 meses de muito trabalho e satisfação. Bem, tudo isso só foi possível graças a cooperação de todos vocês, a quem deixo meus mais sinceros agradecimentos. Fico feliz em saber que deixo o Instituto em boas mãos”.