Modelo híbrido de ensino, coordenado pelo Instituto UFC Virtual, é destaque em reportagem do G1 por aproximar estudantes de diferentes regiões do estado da universidade.

O Instituto UFC Virtual foi destaque em matéria publicada pelo portal G1 neste sábado (5), que abordou o impacto positivo das graduações semipresenciais da Universidade Federal do Ceará na inclusão educacional em todo o estado. Segundo a reportagem, o modelo híbrido — que combina aulas presenciais nos polos com atividades a distância — tem possibilitado que estudantes de municípios do interior tenham acesso a cursos de graduação ofertados pela UFC, reduzindo desigualdades regionais no ensino superior.
A matéria destaca que o ensino semipresencial tem contribuído para democratizar o acesso à universidade, permitindo que alunos conciliem os estudos com o trabalho e a vida familiar, sem precisar se deslocar diariamente para os grandes centros urbanos.

As graduações são ofertadas por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com coordenação do Instituto UFC Virtual, que atua na produção de conteúdos, formação docente, suporte tecnológico e articulação com os polos de apoio presencial.
📎 Leia a matéria completa no G1:
Graduações semipresenciais da UFC diminuem distâncias entre alunos e ensino superior no Ceará
Fonte: G1, publicado em 05/10/2025.