Com auditório lotado, chegou ao fim, nesta sexta (12/09), o IX Congresso de Tecnologias na Educação, o CTRL+E. Com o tema “Desafios Educacionais na Era da IA generativa e nas redes sociais”, o evento ocorreu entre os dias 09 e 12 de setembro na Universidade Federal do Ceará (UFC) e contou com a coordenação e organização de professores e alunos do Instituto Universidade Virtual.

Com uma extensa e diversa programação, compartilhada com a Semana de Integração e Desenvolvimento Acadêmico 2025.2 da UFC, o Congresso englobou palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além de ter premiado os melhores artigos (curtos e completos) e o melhor recurso educacional digital, bem como menções honrosas.
De acordo com o professor e coordenador geral do CTRL +E, José Aires, o evento foi um sucesso. “Tivemos cerca de 200 inscritos e participantes, um engajamento muito grande, muita repercussão entre as pessoas. Tivemos estudantes de graduação que vieram pro seu primeiro Congresso e ressaltaram o quanto aprenderam. Tivemos também um alto nível de palestras e tudo ocorreu perfeitamente dentro do que já estava previsto”, destacou o professor, que desde dezembro de 2024 já trabalhava para a organização do evento, que não era realizado desde 2023, e cuja edição foi a primeira em formato inteiramente presencial desde a pandemia.

O Congresso contou também com a coordenação das professoras Raquel Santiago e Fátima Souza, do UFC Virtual, assim como com a participação voluntária de 11 alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) que são bolsistas do grupo de pesquisa e produção de ambientes Proativa, liderado por Aires. Algumas oficinas, inclusive, tiveram como palco o Bloco Didático do Instituto.
“O Congresso foi um sucesso. Tivemos mais de 200 inscritos, palestras nacionais e internacionais. Além disso, os trabalhos apresentados foram de alta qualidade acadêmica. Tivemos premiados 3 trabalhos completos, 3 trabalhos curtos, 3 na mostra de RED (Recursos Educacionais Digitais) e 4 menções honrosas. Desses, um trabalho de dois alunos que orientei foi premiado como trabalho curto (3o lugar). A professora Priscila (Barros) também teve um trabalho premiado com alunos do PPGTE (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional). O professor Emanuel Coutinho, que já foi docente do SMD e atualmente está na UFC Quixadá, apresentou trabalho junto com aluno do PPGTE”, acrescentou a professora Fátima Souza.
O estudante do PPGTE, que pertence ao UFC Virtual, João André Mourão, ficou responsável pelo site e comunicação visual do evento. Ele destaca a importância de fazer parte do Congresso: “participar da organização de um evento da magnitude do Congresso CTRL+E 2025 foi uma experiência única e muito gratificante. Ao longo desses 4 dias de evento, tivemos o privilégio de acompanhar grandes palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, que trouxeram olhares diversos e complementares sobre os caminhos da educação e da tecnologia”.


Segundo Mourão, foram 145 trabalhos submetidos, entre artigos completos e curtos, que demonstraram a importância da comunidade acadêmica desenvolvendo esses trabalhos. “Outros 11 minicursos proporcionaram momentos de imersão prática, além de 6 mostras de Recursos Educacionais Digitais, revelando inovações e possibilidades para o ensino e a aprendizagem”, complementou.
O CTRL+E teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Funcap – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do Centro Universitário Christus (Unichristus). A próxima edição deve ser realizada em agosto de 2026, em Natal.