Projeto cearense do Instituto Universidade Virtual representa a Região Nordeste no Prêmio Educador Transformador no Evento Bett Brasil

O projeto Tecnodocência, vencedor das Etapas Estadual e Regional do Prêmio Educador Transformador concorrerá ao Prêmio Nacional no Evento Bett Brasil 2024.

Desenvolvido pela professora Dra. Luciana de Lima em parceria com o professor Dr. Robson Carlos Loureiro, lotados no Instituto Universidade Virtual (IUVI), o projeto nascido em 2013, trata da integração entre docência e tecnologias digitais com aplicação no Ensino atendendo a estudantes de todas as Licenciaturas da UFC, além de discentes do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Por meio de um trabalho interdisciplinar, os participantes desenvolvem seus próprios materiais digitais de maneira autoral denominados MADEs (Materiais Autorais Digitais Educacionais).

O projeto se estende também aos âmbitos da Extensão e da Pesquisa. Atualmente, são ofertados dois Projetos de Extensão, o Projeto GET (Grupo de Estudos em Tecnodocência) e o Projeto MADE em que professores e estudantes podem discutir sobre o tema, desenvolvendo também seus materiais autorais.

Em termos de Pesquisa, o projeto contemplado com fomento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap em 2023 está sendo aplicado em escolas públicas de Fortaleza, colocando os estudantes de Licenciatura de diferentes áreas do conhecimento a atuarem concomitantemente em sala de aula, fazendo uso das tecnologias digitais.

A premiação é uma iniciativa do Sebrae, da Bett Brasil e do Instituto Significare, bucando reconhecer projetos inovadores vinculados à educação empreendedora. A premiação ocorrerá na próxima 4ª feira, 24/04/2024, em São Paulo.

Para conhecer mais detalhes, acesse o site https://ce.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/projeto-cearense-e-finalista-da-etapa-nacional-do-premio-educador-transformador/