UFC Virtual apresenta à Reitoria tecnologias de realidade aumentada que deverão integrar futuro Campus Iracema

Nessa segunda-feira (29), o reitor Custódio Almeida visitou o Instituto UFC Virtual, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, para conhecer o Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações (LABVIS). Em programação que envolveu direção e corpo docente da unidade acadêmica, além da coordenação e equipe do LABVIS, foram apresentados ao reitor e ao pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero, os recursos tecnológicos do espaço de ensino, pesquisa e extensão, que desenvolve tecnologias e projeta soluções que permitam a virtualização de objetos e cenários reais através de variadas mídias digitais.

Ambientes de prova de mídias interativas, como no caso do aquário digital, já estão no escopo da produção do laboratório do UFC Virtual. (Foto: Divulgação/ UFC Virtual)

O foco do encontro foi mostrar à administração o potencial de uso das tecnologias de realidade aumentada e mista (que insere objetos virtuais no mundo real, proporcionando experiência híbrida ao usuário), bem como suas possibilidades de aplicação em projetos estratégicos para a Universidade, como o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), equipamento que integrará o futuro campus da UFC na Praia de Iracema. Em um primeiro momento, foi feita uma exposição sobre o trabalho desenvolvido no laboratório e como os recursos podem ser empregados em temáticas como experiências imersivas em ambientes marinhos. Foi exibido na ocasião um ambiente de prova para mídias interativas em aquários virtuais.

Sob supervisão da equipe do LABVIS, óculos inteligentes foram utilizados pelos gestores para imersão em ambientes marinhos e percursos pelo Campus do Pici. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Na sequência, os gestores foram convidados a experimentar óculos inteligentes de realidade mista, fazendo um passeio por cenários virtuais no próprio Campus do Pici, que foi mapeado com uso de drones. Com o suporte dos bolsistas e do coordenador, os dirigentes também apreciaram vistas do município de Quixadá, no Sertão Central.

Veja mais imagens da visita no Flickr da UFC

De acordo com o Prof. Adriano Oliveira, coordenador do LABVIS, foi compartilhado na visita um conjunto de possibilidades, mostrando como mídias interativas podem ser importantes no conceito de um aquário virtual. “Mesmo sendo consenso que haverá o uso de projeções, é uma experiência diferente se essas projeções serão vídeos pré-renderizados ou filmagens, ou se são conteúdos dinâmicos, onde os peixes se movem de maneira aleatória ou são guiados por inteligência artificial. Isso abre oportunidade de uma experiência mais rica. É preciso ainda seguir uma série de passos, como decisões administrativas e arquitetônicas”, afirmou, salientando que o laboratório e o UFC Virtual estão preparados para apoiar a iniciativa a ser construída no Campus Iracema e que dependerá da administração a decisão sobre o tipo de mídia a ser usada.

Confira entrevista com o coordenador do LABVis, Adriano Oliveira, sobre os ganhos didáticos das tecnologias:

Segundo o reitor, esse intercâmbio faz parte da construção coletiva para pensar a concepção do CTCN e do novo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). “Estamos acionando pesquisadores de várias áreas para trabalhar nessa proposta, que é interdisciplinar e abre um leque grande de possibilidades tecnológicas, interativas e educacionais. É um tipo de experiência que não é estanque, é dinâmica e ancorada em pesquisas”, disse o Prof. Custódio Almeida. Ele reforçou ainda que a ideia é proporcionar ao público uma experiência inédita a cada visita, pois a Universidade possui expertise bastante diversificada nos campos de inteligência artificial, design digital, oceanografia e geografia, entre outras áreas. “Muito pode nascer desse diálogo”, apontou.

O reitor Custódio Almeida também falou à UFCTV sobre o que está sendo pensado para o novo equipamento:

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: greitor@ufc.br