Cronograma do concurso público para Professor Efetivo na área de Design Digital Interativo

[Notícia editada em: 11/12/2023 19:20] Este concurso encontra-se temporariamente suspenso

O Instituto Universidade Virtual torna público o cronograma do concurso para Professor Efetivo do Magistério Superior, na área de Estudo “Design Digital Interativo”, conforme Edital 70/2023 e posteriores alterações (Edital 83/2023).

• 11/12/23, 08h30 às 12h30: Prova Escrita Objetiva
  • 12/12/23, 08h20 Sorteio dos pontos para a Prova Escrita Subjetiva
  • 12/12/23, 08h30 às 12h30: Prova Escrita Subjetiva
  • 14/12/23, 08h20: Sorteio da ordem dos candidatos e horários nos quais deverão comparecer para o sorteio do ponto da Prova Didática
  • 14/12/23, a partir das 08h30: Sorteio do ponto da Prova Didática  conforme horários sorteados
  • 15/12/23, a partir das 08h30: Prova Didática conforme horários sorteados
  • 18/12/23, 08h20: Sorteio da ordem dos candidatos e horários nos quais deverão comparecer para realização da prova prática
  • 18/12/23, a partir das 08h30: Prova Prática conforme horários sorteados
  • 19/12/23, 08h20: Entrega de material para Avaliação de Títulos

A divulgação dos resultados ocorrerá da seguinte forma:

• Prova Escrita Objetiva: no dia 11/12/23, a partir de 19h.
  • Prova Escrita Subjetiva: no dia 13/12/23, a partir de 19h.
  • Prova Didática: no dia 15/12/23, a partir de 19h.
  • Prova Prática: no dia 18/12/23, a partir de 19h.
  • Avaliação de Títulos: no dia 19/12/23, a partir de 19h.
  • Resultado final preliminar: 19/12/23, a partir de 19h.

Todas as provas ocorrerão com a participação presencial dos candidatos, na Sala 02, no andar térreo do Bloco 1430 (Bloco Acadêmico da UFC Virtual), no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. A entrada principal do Campus do Pici fica na Av. Humberto Monte, S/N, CEP: 60.440-554.

Clique aqui para ver a localização do Bloco 1430

O local da entrega dos currículos será informado posteriormente, por email, para os candidatos aprovados nas etapas anteriores.

A prova prática será realizada no mesmo local da prova didática: Sala 02, no andar térreo do Bloco 1430 (Bloco Acadêmico da UFC Virtual), no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. (ver mapa).  É necessária a presença dos candidatos aprovados na prova didática neste endereço no dia 18/12/2023, pontualmente às 08h20min, horário previsto para o sorteio da sequência de realização da prova prática. Em seguida, ocorrerão as provas práticas individualmente, de acordo com a sequência e horários sorteados.

Na prova prática, os candidatos deverão analisar o relatório reduzido de um caso de projeto de design digital, que lhes será fornecido. A análise deverá contemplar todos os itens apresentados no caso de projeto, o que inclui descrições textuais e artefatos típicos do setor de estudos do referido concurso e seus respectivos pontos.

A partir dos resultados de suas análises individuais, os candidatos devem elaborar um parecer, que será composto de duas partes: os itens listados a seguir e uma apresentação, em formato livre, dos resultados a que o candidato chegou para cada item. A apresentação poderá ter duração de até 10 minutos e será realizada quando o candidato indicar que está pronto, dentro do tempo total previsto para a execução da prova. O tempo deve ser gerenciado pelo candidato. Os itens são:

• A indicação dos pontos positivos (i.e., corretos, bem aplicados e corretamente fundamentados) sobre o conteúdo apresentado no relatório incluindo, mas não se restringindo a, o produto de design digital descrito no mesmo.
  • A indicação dos dos pontos negativos (i.e., incorretos, mal aplicados ou incorretamente fundamentados) sobre o conteúdo apresentado no relatório incluindo, mas não se restringindo a, o produto de design digital descrito no mesmo.
  • Indicações de correção e/ou pontos de melhoria, por meio da prototipação de alternativa(s) de design ao produto digital interativo original. O protótipo deve apresentar correções de pontos negativos identificados, enquanto mantém os pontos positivos encontrados em uma porção específica da interface do produto. A porção da interface a ser prototipada deverá incluir todas as telas necessárias para demonstrar a execução completa de, pelo menos, uma das funcionalidades do produto, à escolha do candidato, desde que haja, no mínimo, 3 telas no protótipo produzido pelo candidato. O protótipo deve ser de alta fidelidade e interativo.

Cada candidato terá de 30 a no máximo 90 minutos para realizar a análise e desenvolver seu parecer (incluindo itens listados acima e sua respectiva apresentação). Ao final do tempo utilizado pelo candidato, reservam-se mais 20 minutos para que os avaliadores possam arguir a candidata sobre as tarefas realizadas.

Estará disponível um computador iMac 21.5″ late 2015, 8G RAM, com os seguintes softwares, à disposição dos candidatos: Figma Desktop App, Notion Desktop App, Libre Office, Adobe Acrobat Reader, Adobe Photoshop 2023 e Adobe Illustrator 2023. O computador terá acesso à internet para o correto funcionamento das ferramentas, no entanto, não será permitido acesso a outras ferramentas, sites ou materiais na internet pelos candidatos para a realização das provas. Não será permitido o uso ou download de templates e assets pré-prontos, exceto o uso do pacote base de cada ferramenta.

Adicionalmente, segue portaria pública contendo a designação da banca de avaliação deste concurso.

Clique aqui para fazer o download da portaria 087/DIREÇÃO/2023/IUVI/REITORIA

Em caso de dúvida, os candidatos devem entrar em contato por meio do endereço: concursosiuvi@virtual.ufc.br