Estudantes e Professores do Sistemas e Mídias Digitais Recebem Prêmios no XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais em Maceió

Em uma notável demonstração de talento e inovação, os estudantes de graduação do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC) brilharam no  XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023), realizado em Maceió em outubro de 2023. Este evento de prestígio, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e sua Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC), em cooperação com a Association for Computing Machinery (ACM) reúne a comunidade científica e a indústria no campo da Interação Humano Computador (IHC) no Brasil e é considerado o mais relevante do gênero na América Latina.

No IHC 2023, estudantes da UFC participantes do projeto de extensão Célula de Design e Multimídia destacaram seu talento e receberam reconhecimento em diferentes trilhas, sob a orientação da professora Ticianne Darin do Instituto Universidade Virtual (IUVI) — homenageada nesta edição do evento com o prêmio de Melhor Revisora.

Prêmios recebidos pelos estudantes

Equipe campeã da Competição de Avaliação do IHC 2023

Dois trabalhos de destaque apresentados no simpósio foram premiados na categoria de Pôsteres e Demonstrações. O trabalho “Quests: Uma Plataforma Gamificada para Distribuição de Questionários” desenvolvido pelos alunos do SMD Luiz Gonzaga dos Santos Filho, Vitória Vasconcelos dos Santos, Maria de Oliveira Alexandre, Maria Barros Nepomuceno, Victor Tomaz das Neves e Mickael Castro sob orientação da professora Ticianne Darin foi agraciado com uma Menção Honrosa.

Discentes da Célula Multimídia, do curso de SMD, foram agraciados com o prêmio “Best Paper”.

Já o trabalho “Orbis 2.0: Um Toolkit Digital de Técnicas do Design Centrado no Usuário”, desenvolvido pelos alunos Alairton Sousa Junior, Mariana Castro,  Isabelle Reinbold, Jamyle Teles e Beatriz Silva, também orientados pela mesma professora, recebeu o prêmio “Best Paper” na categoria, destacando a excelência e a inovação dos trabalhos dos estudantes de graduação da UFC.

Estudantes do SMD garantiram o 1º lugar na Competição de Avaliação do evento.

Além dessas conquistas, os estudantes do SMD garantiram o primeiro lugar na Competição de Avaliação do evento, vencendo equipes de todo o Brasil em uma seleção em duas etapas, com o trabalho intitulado “Da Curiosidade ao Conhecimento: Comunicabilidade e Experiência do Usuário Iniciante e Habitual da Amazon Alexa.” Esse triunfo é creditado aos esforços colaborativos de Mariana Castro, Alairton Sousa Junior, Jamyle Teles, Isabelle Reinbold, Luiz Gonzaga dos Santos Filho, sob coorientação da professora Georgia Pereira (IUVI) e orientação da professora Ticianne Darin.

Integrantes da Célula Multimídia no evento

Isso marca a sexta vez em que estudantes do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC conquistaram prêmios nacionais e internacionais em competições de design e avaliação, um testemunho de sua consistente excelência e dedicação.

Colaboração Interinstitucional

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais é uma plataforma fundamental para disseminar descobertas de pesquisa e fomentar conexões dentro da comunidade de IHC. A sinergia de diferentes especialidades, uma característica marcante da área, cria um ambiente vibrante para a troca de ideias e o estabelecimento de relacionamentos profissionais.

Assim, a participação dos professores e alunos do SMD no evento tem dado origem a parcerias, projetos, orientações e contatos produtivos, que são exemplificados pelo artigo “A beleza está nos olhos de quem vê: Um Relato de Experiência na Avaliação da Estética de um Sistema de Design para HUDs em Jogos Educacionais” completo publicado na trilha de Relatos de Experiência do simpósio, desenvolvido por Mariana Muri, aluna recém egressa do SMD, com orientação da professora Ticianne Darin e coorientação da professora Kamila Rios (Universidade de São Paulo – USP).

Além disso, os professores do IUVI Alysson Diniz e Ticianne Darin coordenaram, juntamente com o professor Roberto Pereira (UTFPR) o “II Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos”, que visa reunir as comunidades de pesquisa e desenvolvimento de jogos e IHC em torno de discussões interdisciplinares sobre suas respectivas contribuições, fronteiras e possibilidades na área.

As conquistas dos estudantes da UFC no IHC 2023 destacam o comprometimento da instituição em nutrir talentos excepcionais e avançar os limites da pesquisa acadêmica. Os estudantes e professores do Sistemas e Mídias Digitais mais uma vez demonstraram seu destaque no cenário nacional em constante evolução da Interação Humano-Computador e do desenvolvimento de jogos no Brasil.

Parabenizamos aos alunos e professores do SMD pelo sucesso notável de seus trabalhos, um testemunho do compromisso inabalável da UFC com a excelência e a inovação, desde os primeiros anos da formação de seus estudantes.

Fonte: Profa. Ticianne Darin – e-mail: ticianne@virtual.ufc.br